sábado, 7 de maio de 2011

Benfica aos Benfiquistas

Quase dois dias depois de mais uma derrota – e que derrota – já consigo falar sobre o Benfica sem começar a insultar tudo e todos.

Em primeiro lugar tenho de ser justo, Luis Filipe Vieira foi importantíssimo para o Benfica, e como o próprio disse dividiu a sua estadia em 3 partes, Património, Finanças e Desportivo. Nas duas primeiras há que se lhe tirar o chapéu, somos de longe muito melhores do que já fomos. Temos um enorme Estádio e uma academia nossa. As finanças são claramente melhores, onde não há grandes problemas para dar 5, 7 ou 10 Milhões por um jogador (sendo que muitos só aparecem por causa das comissões... adiante). O grande problema está no aspecto desportivo, provavelmente o principal.

A LFV falta o instinto futebolístico, para que raio meteu o Rui Costa na direção se este não trata das contratações nem de nada, para que raio se fazem negócios difusos onde fica óbvio que o dinheiro da contratação é para negócios particulares e não negócios do SLB (por exempo o negócio Roberto/novo estádio do Atlético).

Como é que um presidente de um clube, que logo após ser campeão, se arma em fanfarrão e consegue apoiar um rival para a presidência da Liga? Como é que um presidente de um clube é mal tratado pelo Braga (ver declarações da época passada e contratação do Jesus) mas constantemente se senta ao lado do Salvador e até usa os seus hotéis para pernoitar? Como é que um presidente de um clube que está numa meia-final de uma Taça de Portugal, e onde se está a ‘cozinhar’ o Xistra para nos limpar vai precisamente nessa semana para o Brasil para ser homenageado ou o que raio lá foi fazer (vai haver novos estádios lá para o Mundial não vai?) em vez de estar por cá a apoiar a equipa e de olho em tudo? Como é que um presidente de um clube vende um titularíssimo a meio da época (David Luiz) quando havia ainda tanto para se ganhar? A cereja no topo do bolo vai ser a não renovação do Maxi e a venda do Coentrão (a par do Carlos Martins aqueles que mais sentem e sofrem pela camisola). Situações destas aconteceram ano após ano e os erros são constantemente repetidos sem se tirarem ilações e a corda a partir sempre do mesmo lado: treinador.

Caro Luis Filipe Vieira só vejo duas soluções, ou se demite e deixa o clube livre para haver eleições e os sócios decidirem (coisa que eu não acredito que faça) ou deixa por completo a pasta do futebol para quem realmente percebe disso, Rui Costa e Humberto Coelho seriam excelentes escolhas (coisa que eu também não acredito que consiga fazer). Como não acredito nem numa nem noutra situação entramos em guerra que só irá parar quando abandonar o clube. Esta guerra é contra si e nunca contra o meu Benfica, o clube sempre terá o meu apoio incondicional.

Por tudo isto e muito mais assino e apoio o Movimento.

Sem comentários: